Monday, November 28, 2011

Dona Maria [† 28/11/2011]

Maria... é um nome comum mas cheio de significados, dentro fora da civilização cristã. O significado do nome parece vir do egípcio, provavelmente "amada" ou "amor", no sentido de "senhora amada"!

Maria era também  o nome da mãe do Martinho, meu cunhado, e hoje ela terminou o seu caminho neste mundo... fez a passagem naquela linha ténue da existência.

Não entendo bem os ritos desta passagem, mas entendo bem das memórias, das lembranças, das recordações que elas nos trazem a cada dia, a cada minuto que passamos neste mundo. As vezes estas coisas são praticamente imperceptíveis, as vezes são altas e sonoras, as vezes estão somente na mimica, as vezes nas feições, as vezes nos modos de ser das pessoas...
E a medida que o tempo passa, e a medida que estamos longe na linha temporal dos nossos antepassados, esta identificação fica mais difícil, mais indefinida... Mas isto importa realmente? Será que a nós não basta simplesmente saber que a cada momento que vivemos, somos em uma grande ou pequena parte, nossos antepassados? 
Enquanto nos lembrarmos e identificarmos as mimicas, as falas, os modos de ser, continuaremos a dar nomes às origens... a medida que o tempo escoa, estes nomes irão se confundir indissoluvelmente com nossos modos... não importa, a Dona Maria vai estar sempre lá em algum modo.

Eu a lembrarei sempre muito vital e alegre e com aquele seu delicioso sotaque portugues que era inconfundível e que ressoa em algum modo em muitas das vozes da família dela e parte da minha.

Neste dia triste a unica coisa que me consola é que não estamos realmente sós, nós somos ao mesmo tempo unidade e diversidade... somos o que foram nossos antepassados e iremos estar nos nossos descendentes e discípulos em algum modo também.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...