Saturday, August 18, 2012

Exercícios do 'imaginário'...

Já há algum tempo venho exercitando a possibilidade de colecionar imagens... tudo começou há muitos anos quando ainda tinha a mania de recortar imagens de revistas. As vezes recortava-as inteiramente, selecionando somente algumas partes, para construir um grande repertório de imagens dedicadas ( posições das mãos, pés, rostos, olhos, árvores... etc). Uma amiga minha, Anna Marchi, me ajudou a criar um pequeno fichário dos recortes, organizados por sujeitos... ela trabalhava na epoca na biblioteca municipal de Imola. Os restos destes recortes ficavam, as vezes por meses, no meu estúdio a espera de alguma utilidade... até um dia que tive a ideia de usa-los para construir collages...
Collage e Caligrafia com restos de recortes...
Collage e Caligrafia com restos de recortes...
Se alguém tiver curiosidade de ver o resultado destes collages podem olhar no meu site, na coleção collages.

Por falar em fichários... eu tive a oportunidade de fazer uma breve pesquisa sobre Ray Bradbury no Youtube e encontrei muitos vídeos interessantes sobre ele e o seu trabalho de escritor. O vídeo abaixo em particular é muito bonito, pois nos faz ver um pouco o universo deste escritor e como ele construía os seus contos de ficção cientifica. Tem algumas cenas no seu estúdio de trabalho repleto de coisas e tantos fichários, mas tantos... (nos anos '50 e '60 não tinha nada de Internet e os recursos que temos hoje em termos de redes de informação). Aproveitando a dica... um dos mais belos livros dele na minha opinião é The Illustrated Man (O Homem Tatuado), de 1951, que foi adaptado para o cinema em 1969. [http://en.wikipedia.org/wiki/The_Illustrated_Man_(film)]



Hoje em dia temos vários instrumentos que podem muito bem substituir o meu fichário de imagens, o Picasa... mas ultimamente o mais belo em absoluto é o Pinterest [http://pinterest.com/all/].
Talvez a coisa mais interessante do Pinterest é a condivisão das coleções entre os usuários... neste modo você pode seguir as coleções de vários usuários e ir incorporando-as às tuas e vice-versa. Na verdade é um grande fichário comum organizado por temas (descritos pelo donos dos albuns).
Eu estou gostando muito de olhar e condividir as figurinhas de outros e assim por diante... é uma imensa corrente que a cada dia aumenta sem muito trabalho.
A preview da pagina de abertura de um account do pinterest.
A preview da pagina de abertura de um account do pinterest.
Do meu ponto de vista de ilustrador, conhecer o 'imaginário' de outros artistas, ilustradores, pessoas comuns que por hobby ou profissão que colecionam imagens é muito importante. Isto constitui um imenso repertório de referências para novas ideias, para entender aonde o teu imaginário colide ou coincide com o de outros... Então vale a pena ter um account no pinterest, tem de tudo um pouco e a tendência vai ser ter tudo de tudo em termos de imagens.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...