Técnicas pictóricas em digital na medida do possível ;-)
![]() |
Pinceladas de teste com vários tipos de pinceis e dinâmica para pintura molhada. |
Eu pessoalmente estou interessado nos métodos de emulação de muitas técnicas pictóricas... mas para obter maior conhecimento do meio digital no sentido de propor coisas tradicionais e implementar o tradicional no digital com algo diferente que provem propriamente deste meio... vamos parar um pouquinho para pegar um pouco de folego.
![]() |
Esboço para simulação de alguns efeitos da técnica da aquarela realizados no Gimp. |
A ideia era estudar técnicas pictóricas tradicionais e implementar isto no âmbito digital... usando ferramentas livres... mas no final percebi que podemos pensar em modo mais amplo, abrangente... ou seja... melhor é estudar as técnicas em modo que façamos uso do meio digital de forma mais livre e independentemente da proveniência dos softwares e sistemas operativos.
Uma questão importante ligada a estas questões é fato da mimica da pintura... ou os instrumentos e presets que tentam emular determinado tipo de pintura ou efeito. Depois de muito pensar no tema eu cheguei que a conclusão que a mimicas da pintura em si não nem boas e nem ruins, dependem do uso criativo que cada um de nós faz das mesmas... no entanto, as mimicas de pintura privam o artista de uma melhor interação com o meio digital e os instrumentos de base da pintura digital.
Eu pessoalmente acredito que trabalhar diretamente nas ferramentas e construir as próprias maneiras de pintura seja a melhor solução para o percurso de um ilustrador ou artista em meio digital.
Eu pessoalmente acredito que trabalhar diretamente nas ferramentas e construir as próprias maneiras de pintura seja a melhor solução para o percurso de um ilustrador ou artista em meio digital.
![]() |
Misto de técnica seca e úmida da aquarela em meio digital com um suporte parecido ao papel tipo Ingres, realizado no Gimp. |
Em um processo natural e real da pintura ou do desenho, estamos acostumados a pensar e tratar o meio pictórico segundo esquemas próprios e naturais do mesmo, isto é, eles estão ligados de alguma forma a meios e técnicas tradicionais de tratamento... por exemplo o lápis e o esfuminho e as suas relações com o suporte usado... Eu já mencionei em passado, mas muito do aspecto que entendemos sobre as aparências de certas técnicas pictóricas estão em grande parte ligadas aos seus suportes e outra parte devido ao próprio instrumento... por exemplo a relação do lápis ou determinada tinta com um tipo de papel... não existe traço do grafite sem pensar na relação de atrito com o papel... imaginem por exemplo desenhar no vidro com um lápis, em primeiro lugar o traço vai ter dificuldade de se fixar e segundo lugar é provável que não sera nada parecido com o aspecto que consideramos habitual.
![]() |
Estudando alguns efeitos da aquarela em meio digital e como propo-los em modo simples e praticos, teste realizado no Gimp. |
Neste sentido eu acredito que seja mais importante entender bem os conceitos de cada técnica e assim propor um equivalente com algo a mais que tenha origem no meio digital... usando mimicas prontas estaremos encurtando muitos processos mas ao mesmo tempo se produz uma certa homogeneização nos aspectos desta ou daquela técnica e uma grande parte da aprendizagem se perde que poderiam ser uteis para inovar e improvisar o nosso modo criativo, nossos processos e estilo.
Comments