Tuesday, March 20, 2012

Gimp Brushes: how optimize the brush area.

Experiências e testes para verificar o rendimento de pinceis feitos otimizando a area da mancha.

Estou estudando alguns dos aspectos mais interessantes do pinceis do gimp, a relação que existe entre o espaçamento e a medida final do pincel.

Um modo de você conseguir otimizar pinceis passa pela otimização dos espaços das manchas no pincel... muitas vezes no passado eu colocava uma pequena mancha dentro de um grande espaço branco, p.e., um mancha que ocupava 50 px de diâmetro em um pincel de 100x100 px. Eu notei que esta é uma pratica comum de muitos pinceis, mas não é tão boa, pois aumenta inutilmente o peso do pincel e da elaboração. A dica é estudar os pinceis otimizados dentro do espaço disponível... deixando o menos possível de espaços nas laterais.

Quando você otimiza o pincel dentro da dimensão real, você evita o efeito de ter um pincel menor daquele valor que é apresentado na lista do gimp. Por exemplo, se você usar metade do espaço... o pincel na lista vai estar como 128 px, mas na verdade ele vai ter a metade do tamanho, visto que ocupa somente 50% da área disponível.

Estas noções valem tanto para pinceis dinâmicos (.gih) quanto estáticos (.gbr), mas são mais importantes nos dinâmicos.

Fig.1 | Box 128 px e stroke de 64 px
(não otimal)
Fig.2 | Box 128 e stroke 128 px
(otimal).
Os pinceis dinâmicos são bem complexos e dependendo da quantidade de dimensões, quantidade de camadas e finalmente tipo de comportamentos envolvidos, podem requerer muita memoria e tempo de elaboração do processador. Quando projetamos tais pinceis temos que levar em consideração estas condições.
Outro fator muito importante é o 'spacing' ou 'espaçamento', quando temos, por exemplo, um espaçamento igual a '10', isto implica que teremos as manchas separadas entre si de 10% da medida efetiva do pincel... se for de 128 px, as manchas estarão separadas entre si de aproximadamente 13 px. Então quanto melhor for a otimização do uso das manchas em relação ao espaço disponivel, menos separadas estarão as manchas entre si. Na Fig. 1, teremos um espaçamento maior visto que a mancha ocupa somente 25% da area total do pincel.

1 comment:

Jose Ramon Santana Vazquez said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...