Wednesday, September 7, 2011

Blog sobre ilustração no Brasil...

Há alguns meses atras eu comecei a discutir com amigos sobre a possibilidade de criar um blog sobre a ilustração no Brasil e quem sabe mais adiante na América Latina.

A ideia nasceu a partir do blog da italiana Anna Castagnoli sobre o universo do livro ilustrado, "Le Figure Dei Libri" (literalmente As Figuras Dos Livros). Frequento o blog de Anna já faz algum tempo e nele tem muita matéria útil sobre a ilustração e ilustradores, autores e escritores, entrevistas, editores, projetos interessantes, artigos sobre exposições e feiras do livro no mundo (principalmente a de Bologna, que fui já um frequentador assiduo no meu periodo italiano, e daquela de Frankfurt na Alemanha), dicas para profissão de ilustrador, artigos sobre como ilustrar e escrever livros ilustrados, etc.
Um outro interessante trabalho, uma bela pesquisa de referências, é o da espanhola, Cloe Serrato, com o seu blog Cuentame Un Cuento.

... Então pensei que seria interessante criar uma versão brasileira a partir de alguns dos insights da Anna. O mais interessante é que ela não publica nada de sua própria produção, mesmo sendo ela uma ilustradora/autora de livros infantis. Este perfil rende o blog dela quase que único no cenário italiano, e de fato muitos autores, ilustradores, editores e leitores... interagem com as matérias publicadas frequentemente no blog.

Agora estou organizando o espaço na web e a estrutura para realizar tal ideia, o espaço e a disponibilidade foi gentilmente cedida pelo meu velho amigo do IPT e de aventuras internetianas, o Danton Nunes da Internexo de SJC em São Paulo.
Espero de poder ter a estrutura funcionando adequadamente até o final deste mês, inclusive com a sua aparência definitiva. Ela vai ser constituída principalmente por dois instrumentos: um wiki (Wikka) e cms para o blog (Wordpress), talvez seja necessário um forum, mas nisto vou pensar depois... :-)
Ainda não tive tempo de escrever o plano editorial do weblog e estou pensando também no nome dele... já existem alguns interessados em colaborar com a ideia... eu acho bom, visto que o projeto é uma empreitada e tanto.

3 comments:

Cristine Gobbo said...

Bacana tio!! Eu, suspeita como sempre, ficarei esperando esse novo blog! Bjão

luiz said...

belissimo mano vc é fd beijos lsg

JAG said...

Obrigado a voces dois pelo entusiasmo e apoio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...